Ronda da Madrugada

A Ronda da Madrugada é uma banda de folk/rock com origem na ilha de Santa Maria – Açores.
Desde a sua fundação, em 1998, promove a fusão da tradicionalidade da música Açoriana com os sons do mundo.
Ao longo da carreira, não obstante as dificuldades do panorama musical português, a banda manteve-se fiel à língua portuguesa e respetivas variantes dialetais dos Açores e à composição de sonoridades originais que culminaram na edição, de autor, de 3 álbuns (Rondas 1999, Longa Viagem 2003, Hoje 2011).
Foram várias as participações especiais em estúdio e ao vivo como a de Paula Oliveira (Cantora de Jazz, professora do Hot Club de Portugal e Operação Triunfo – RTP), Janelo (Kussondulola), Paulo Marinho (Gaiteiros de Lisboa) e Zeca Medeiros.
Desde então, a música da Ronda espalhou-se pelas rádios regionais,

nacionais e da diáspora, sem esquecer a participação, em formato concerto ou como banda sonora de programas, na televisão nacional e regional.

A música da Ronda da Madrugada tem viajado através dos concertos ao vivo, onde se destacam várias presenças internacionais, como nos EUA e Canadá e, mais recentemente, em Cabo Verde, Marrocos e Espanha. A nível nacional, salienta-se a presença em festivais, de norte a sul do país, com foco especial para os principais festivais de música folk/celta. Nas ilhas, realça-se a presença assídua nos grandes eventos musicais, tais como “Festival Maré de Agosto”, “Festival Monte Verde”, “Festas da Praia”, “Sanjoaninas”, entre outros.

Em 2018, a Ronda celebrou 20 anos de existência com uma programação intensa e cheia de novidades.