Fruto dos seus 40 anos de experiência acumulados, a Semana do Mar tem vindo progressivamente a aumentar, em termos quantitativos e qualitativos, a sua oferta náutica e recreativa, apresentando novas áreas de competição e animação. Hoje em dia, a Semana do Mar constitui-se mesmo como um dos maiores festivais náuticos do país, senão mesmo o maior se tivermos em conta a diversidade de provas em competição e o número de dias em que estas se organizam.

Na área da animação, tem ganho afirmação junto do público, a Feira Regional de Artesanato, a Feira de Gastronomia e a Expomar, permitindo agora equacionar novas áreas de oportunidade, que passam por um reforço das ligações quer com a cidades-irmãs da Horta quer com as cidades portuguesas e francesas com as quais existem ligações náuticas estabelecidas. Este ano, a Semana do Mar terá como uma das suas áreas de inovação, a instalação de uma tenda eletrónica, no Parque Vitorino Nemésio, vulgo Parque da Alagoa, que congregará a animação de fora de horas, direcionada, sobretudo, para a Juventude.

 

Festival Náutico


o maior festival náutico do país...
numa das mais belas baías do mundo!


em parceria com

A Semana do Mar, com início no primeiro domingo de agosto, é um dos maiores eventos da ilha do Faial. Ao festival náutico, composto por regatas e outras atividades desportivas ligadas ao mar, associam-se, num ambiente de festa, os festivais de gastronomia, artesanato e folclore, concertos musicais, exposições e desfiles.

Tudo começou em 1975 com a realização de um conjunto de eventos destinados a celebrar a chegada da regata internacional de veleiros, “1975 Sailing Race to Horta”, organizada pela Multihull Offshore Cruising Racing Association em cooperação com o Clube Naval da Horta, a Comissão Regional de Turismo da Horta e o Royal Albert Yacth Club. No dia 2 de agosto, saíram do porto de Portsmouth, treze dos quinze veleiros inscritos. Ao fim de dez dias, deu entrada nesta baía, atualmente classificada como “Uma das Mais Belas Baías do Mundo”, o primeiro veleiro, o trimaran “Triple Arrow”, comandado por Brian Cooke.

Durante uma semana, iatistas e faialenses participaram e assistiram a regatas de veleiros e de canoas baleeiras, a um concurso de pinturas no molhe da doca, esculturas na areia, passeios turísticos e bailes. O programa culminou com um caldo de peixe, vinho da ilha do Pico e uma promessa, a de um novo encontro.

O sucesso desta festividade, evidenciada por um aumento significativo de velejadores presentes desde a primeira edição, fez com que, a partir dos anos oitenta, a Câmara Municipal da Horta passasse a ser a entidade responsável pela organização da Semana do Mar contando com apoios oficiais e particulares.

 

Contagem decrescente

Destaques

Diversão para todos os gostos e idades!

After Party

Porque a festa não acaba à meia-noite...
divirta-se até ao nascer do sol!

Parque da Alagoa

Documentos

Programa

Aviso Concessão Comercial de Bebidas

Regulamento Concessão Comercial de Bebidas

Regulamento Rainha

Inscrição Rainha da Semana do Mar

Rainha da Semana do Mar


Inscrições de 14 de abril a 27 e maio.

Participa!

Contatos

Câmara Municipal da Horta

Largo Duque d'Ávila e Bolama,
9900-997 Horta
Açores
PT

Organização

Câmara Municipal da Horta
Clube Naval da Horta
Governo dos Açores
Secretaria Regional do Turismo e Transportes
Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Direção Regional do Turismo
Direção Regional do Desporto
Câmara do Comércio e Indústria da Horta
Departamento de Oceanografia e Pescas UAC
APEDA
Direção Regional das Pescas
Biblioteca Pública João José da Graça
Marinha Portuguesa
Serviço de Desporto do Faial
Urbhorta
Portos dos Açores