Fruto dos seus 40 anos de experiência acumulados, a Semana do Mar tem vindo progressivamente a aumentar, em termos quantitativos e qualitativos, a sua oferta náutica e recreativa, apresentando novas áreas de competição e animação. Hoje em dia, a Semana do Mar constitui-se mesmo como um dos maiores festivais náuticos do país, senão mesmo o maior se tivermos em conta a diversidade de provas em competição e o número de dias em que estas se organizam.

Na área da animação, tem ganho afirmação junto do público, a Feira Regional de Artesanato, a Feira de Gastronomia e a Expomar, permitindo agora equacionar novas áreas de oportunidade, que passam por um reforço das ligações quer com a cidades-irmãs da Horta quer com as cidades portuguesas e francesas com as quais existem ligações náuticas estabelecidas. Este ano, a Semana do Mar terá como uma das suas áreas de inovação, a instalação de uma tenda eletrónica, no Parque Vitorino Nemésio, vulgo Parque da Alagoa, que congregará a animação de fora de horas, direcionada, sobretudo, para a Juventude.

 

Festival Náutico


o maior festival náutico do país...
numa das mais belas baías do mundo!


em parceria com

A Semana do Mar, com início no primeiro domingo de agosto, é um dos maiores eventos da ilha do Faial. Ao festival náutico, composto por regatas e outras atividades desportivas ligadas ao mar, associam-se, num ambiente de festa, os festivais de gastronomia, artesanato e folclore, concertos musicais, exposições e desfiles.

Tudo começou em 1975 com a realização de um conjunto de eventos destinados a celebrar a chegada da regata internacional de veleiros, “1975 Sailing Race to Horta”, organizada pela Multihull Offshore Cruising Racing Association em cooperação com o Clube Naval da Horta, a Comissão Regional de Turismo da Horta e o Royal Albert Yacth Club. No dia 2 de agosto, saíram do porto de Portsmouth, treze dos quinze veleiros inscritos. Ao fim de dez dias, deu entrada nesta baía, atualmente classificada como “Uma das Mais Belas Baías do Mundo”, o primeiro veleiro, o trimaran “Triple Arrow”, comandado por Brian Cooke.

Durante uma semana, iatistas e faialenses participaram e assistiram a regatas de veleiros e de canoas baleeiras, a um concurso de pinturas no molhe da doca, esculturas na areia, passeios turísticos e bailes. O programa culminou com um caldo de peixe, vinho da ilha do Pico e uma promessa, a de um novo encontro.

O sucesso desta festividade, evidenciada por um aumento significativo de velejadores presentes desde a primeira edição, fez com que, a partir dos anos oitenta, a Câmara Municipal da Horta passasse a ser a entidade responsável pela organização da Semana do Mar contando com apoios oficiais e particulares.

 

Contagem decrescente

Destaques

Diversão para todos os gostos e idades!

After Party

Porque a festa não acaba à meia-noite...
divirta-se até ao nascer do sol!

Parque da Alagoa

Documentos

Programa

Regulamento Rainha

Regulamento Marcha

Inscrição Rainha da Semana do Mar

Rainha da Semana do Mar


Inscrições de 14 de abril a 27 e maio.

Participa!

Contatos

Câmara Municipal da Horta

Largo Duque d'Ávila e Bolama,
9900-997 Horta
Açores
PT

Organização

Câmara Municipal da Horta
Clube Naval da Horta
Governo dos Açores
Secretaria Regional do Turismo e Transportes
Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Direção Regional do Turismo
Direção Regional do Desporto
Câmara do Comércio e Indústria da Horta
Departamento de Oceanografia e Pescas UAC
APEDA
Direção Regional das Pescas
Biblioteca Pública João José da Graça
Marinha Portuguesa
Serviço de Desporto do Faial
Urbhorta
Portos dos Açores